MOVÊNCIAS

As Movências são chamadas públicas promovidas pela plataforma MOVENTEMANGUE_ARTE. Visamos a divulgação e confluência de conteúdos, investigações e experimentações visuais, fortalecendo a comunidade criativa do Nordeste. Convidamos quaisquer criadoras/es para nutrir esse rizoma com: trabalhos, pesquisas, mapeamentos, ensaios, discussões críticas e relatos de experiências com recorte nas expressividades visuais e na arte/educação.

 

Dessa forma, criamos um espaço inclusivo e dialógico, onde, independente de formação ou inserção no circuito artístico, quaisquer pessoas têm a oportunidade de publicar suas produções em uma rede colaborativa, que as conecta e visibiliza para os mais diversos tipos de públicos. 

Cada movência possui um eixo que conduz e entrelaça os conteúdos.

 

A Primeira Movência tem como semente: 

[AOS SONHOS QUE NOS ANTECEDEM]

Em meio aos altos e baixos das marés, nossas raízes aéreas voltam a superfície, mostram ser  nosso sustento no solo inconstante desse manguezal. São elas que nos nutrem de volta com nossos sonhos ancestrais, pois é olhando para dentro que enxergamos melhor quem nós somos, quem fomos, quem seremos e o que carregamos adiante, instante após instante, na infindável espiral do tempo.

 

Assim, correndo livremente por entre a vereda das memórias, alcançamos e damos as mãos àqueles que vieram antes de nós. Quais as histórias que suas lembranças guardadas têm a nos contar?

 

Ouvindo atentamente, podemos escutar tudo o que ainda temos a aprender e a ensinar, carregando adiante os nordestes que pudemos mapear, os rizomas que pudemos ramificar e as matrizes que nos permitiram chegar até aqui.

 

Entre o que é lama e o que é barro, a imensidão dos nossos próprios mangues, a arte de sermos caranguejos moventes e uma ode aos sonhos que nos antecedem. 

*Este texto serve como provocação para mobilizar criadoras(es) para pensar sobre memória, ancestralidade, nordestes, saberes e sensibilidades e nos enviar suas realizações.

mangue_edited_edited.png
mangue_edited.png
mangue_edited_edited.png
mangue_edited_edited.png

Confira nossa chamada:

Resultado da Chamada Aberta para Primeira Movência

Camila de Lima Cantil

Carlos Eduardo de Araújo

Carolina Alexandre da Mota

Eliú Damasceno Corrêa Silva

Flávia Wanderley Pereira de Lira

Gabriel Dionísio Morais de Siqueira

Joao Alberto Pereira Batista 

João Carlos dos Santos Diniz

Jocy Meneses dos Santos Junior

Keyla Maria da Silva

Larissa Eduarda de Souza Silva

Luiz Henrique Batista Wanderley 

Marcos Alberto Corrêa Silva

Naiane Jesus Pinto

Nara Gualberto Cavalcanti

Sandro Drumond Barbosa de Moraes

Sarah Nazareth Silva Oliveira

Shavanna Luíza Nascimento da Silva

*Informações importantes*

Para as(os) selecionadas(os) será enviado, por meio do e-mail cadastrado, um termo de autorização para publicação e divulgação digital. O termo de autorização também está disponível aqui, confira:

 

 

 

 

 

 

 

Esse termo deve ser preenchido, assinado e enviado pelas(os) selecionadas(os) para o

e-mail do projeto no prazo de 27/05/2022 a 03/06/2022.
 

As proposições escolhidas só serão expostas na plataforma MOVENTEMANGUE_ARTE após o envio do termo de autorização para publicação

e divulgação digital por parte das/dos selecionadas(os)

TERMO DE AUTORIZAÇÃO
DE PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DIGITAL