QUEM SOMOS

O MOVENTEMANGUE_ARTE é uma rede que conflui e visibiliza conteúdos, produções, investigações e experimentações visuais da região Nordeste.


É fruto de uma militância realizada por ativistas do campo da arte e da cultura, através de um projeto de extensão conjunto entre a Universidade Federal de Pernambuco  (UFPE) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), criado no webnário Vozes Propagadas (2020), a partir da verificação de que há uma dispersão e exclusão das manifestações visuais nordestinas periféricas ao sistema. Dessa forma, integramos pessoas que, nesse grande terreno movediço, conseguem ser autores e protagonistas da sua própria existência, fomentando uma comunidade de criadores que produzam, majoritariamente, à margem do circuito hegemônico, superando-o. 


Através de chamadas públicas que alimentam o site — as movências —, convidamos quaisquer criadores para convergir produções, ensaios, pesquisas, mapeamentos, discussões críticas e relatos de experiências com recorte nas expressividades visuais e na arte/educação. Com essa perspectiva inclusiva, criamos um rizoma colaborativo que respira através de sua organicidade, nutrindo os vínculos proporcionados por esses intercâmbios coletivos e fortalecendo circuitos autônomos entre os vários territórios da região.

gif - logo
Renata sépia.png

Renata Wilner

E1 sépia.png

Joana D'Arc Lima

E5 sépia.png

Geysa Moura

E2 sépia.png

Eliane Borges

E4 sépia.jpg

Zilda Monteiro

Beatriz sépia.png

Beatriz Barros

Raquel sépia.png

Raquel Neuenschwander

Leo sépia.png

Leonardo Bertrand

Davi sépia.png

Davi  A. Castilho

João sépia.png

JoãoJ

E3 sépia.png

Clemente Bunga

alice.jpeg

Alice Lobo

Juliana.jpeg

Ju Caldas

Fabianne Lins.png

Fabianne Lins

Brehner Paiva.png

Brehner Paiva